-Cidade de Ouro Preto do Oeste - RO
×
-Cidade de Ouro Preto do Oeste - RO
-Cidade de Ouro Preto do Oeste - RO
R$ 0,00
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
Ouro Preto do Oeste

O município de Ouro Preto do Oeste teve início com a implantação do Projeto Integrado de Colonização Ouro Preto (PIC Ouro Preto), no início da década de 1970. O nome Ouro Preto advém do fato de o projeto ter sido implantado em áreas de seringais, dentre eles, o seringal Ouro Preto, de propriedade de Vicente Sabará Cavalcante, que por sua vez, lhe deu este nome numa deferência à Imperial Cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, por sua riqueza na época da exploração do ouro. (SEBRAE, 1999; IBGE, 1995).

De acordo com o senhor Assis Canuto, Executor do Incra no início da colonização de Ouro Preto, o nome Ouro Preto se deu exatamente por causa do nome do Seringal. Como o projeto seria implantado no antigo território federal de Rondônia, o então Capitão Silvio Gonçalves de Farias começou a fazer o levantamento para verificar quais terras do território eram da União e quais eram particulares. Como foi constatado que as terras dos seringais entre Igarapé Miolo e o Km 70 (Ji-paraná e Jaru) não possuíam escritura pública, decidiu-se por iniciar o projeto naquela região. Além do mais, eram terras muito férteis e ideais para a colônia agrícola a qual o governo se propunha. O Capitão Sílvio teve papel decisivo nesse processo, pois conseguiu fazer a desapropriação das terras públicas sem conflito. Após todo o levantamento das áreas devolutas da União, Assis Canuto, volta de Brasília com a incumbência de implantar o projeto (PIC - Projeto de Implantação e Colonização) e assentar as famílias, inicialmente, 4 km de cada margem da Rodovia Br 364. Decidi, então, construir a sede do Incra ao lado da Serra de Ouro Preto (Morro Chico Mendes hoje). O projeto se chamou PIC Ouro Preto, justamente em homenagem ao seringal Ouro Preto, como afirma Assis Canuto.

Outra versão para a origem do nome da cidade diz que o município de Ouro Preto do Oeste recebeu esse nome porque quando as primeiras famílias começaram a chegar aquela terra, elas achavam muitas pedras escuras. Daí surgindo o nome de Ouro Preto, só mais tarde quando passou a ser município é que ficou com o nome de Ouro Preto do Oeste, para diferenciar de Ouro Preto de Minas Gerais.

Uma outra versão que surgiu no final dos anos 80 é de que Ouro Preto tinha esse nome devido a cor da terra, pois quando a Ceplac se instalou em Ouro Preto foi feito um estudo e se constatou que a terra era de cor roxa, preta. Porém, a Ceplac fez esse estudo bem depois do início da colonização e o nome Ouro Preto já existia.

Em 1978, a localidade Ouro Preto foi transformada em distrito, passando a município em 1981, já com o nome de Ouro Preto do Oeste. Na década de 1990, o município de Ouro Preto do Oeste cedeu território e população para a criação dos municípios de Vale do Paraíso, Urupá e Mirante da Serra, em 1992, e posteriormente, em 1994, para a criação dos municípios de Nova União e Teixeirópolis
Estrutura urbana
Educação

A educação de Ouro Preto, como em qualquer outro município em desenvolvimento, começou de forma precária. Porém, nos primeiros anos, o Incra dava a assistência para que as primeiras escolinhas fossem construídas. As primeiras professoras eram leigas, geralmente as esposas dos próprios colonos, mulheres de muita boa vontade e dedicação. A primeira escola a ser construída foi a Escola Joaquim de Lima Avelino no ano de 1971 em modalidade de internato. Depois começou a expansão para as escolas rurais. Nesse ano já existiam algumas escolinhas rurais e aos poucos foram construídas uma de 4 em 4 km. Geralmente se construía uma escola e uma igreja no mesmo local. Funcionava na modalidade multisseriado, 1ª e 4ª série de manhã e 2ª e 3ª série a tarde. Nesse modelo, as professoras tinham que fazer de tudo: dar aulas, limpar a escola, fazer a merenda e cuidar da documentação dos alunos. Ouro Preto teve mais de 150 escolinhas nesse modelo.
Ensino básico

Ouro Preto do Oeste possui várias escolas municipais, estaduais e particulares, dentre elas, estão:

EEEF Joaquim Nabuco - pública(Estadual)
EEEF Profª Margarida Custodio de Souza - (Estadual)
EEEFM 28 de Novembro - pública(Estadual)
EEEFM Aurelio Buarque de Holanda Ferreira - pública(Estadual)
EEEFM DR. Horacio Carelli Mendes - pública(Estadual)
EEEFM Joaquim de Lima Avelino - pública(Estadual)
EEEFM Maria de Matos e Silva - pública(Estadual)
EEEFM Monteiro Lobato - pública(Estadual)
EMEF 22 de Dezembro - pública
EMEF Benjamim Constant - pública
E.M.E.F. Fernando de Azevedo - Municipal
EMEF Manoel Santos - pública
EMEF Maracatiara - pública
EMEIEF Rondominas - pública
Escola Adventista - Particular
Colégio Uneouro - Particular

Mídia:
Emissoras de Rádio:
91.5 Rádio Rondônia
104,9 Rádio Comunitária

Emissoras de TV:
TV Allamanda - (SBT) - Canal 6
TV Ouro Preto - (Globo) canal 12
SIC TV - (Record) - Canal 1
TV Novo Tempo - Canal 14
RedeTV! Rondônia - (RedeTV!) Canal 4
TV Meridional - (Band) - Canal 10

Jornal impresso: Jornais em Circulação
Diário Da Amazônia
O Estadão Do Norte

Subdivisões Bairros
Alvorada
Bela Floresta
Centro
EMBRAPA
INCRA
Jardim Aeroporto
Jardim Bandeirantes
Jardim Novo Estado
Jardim Tropical
Jardim Novo Horizonte
Liberdade
Nova Ouro Preto
Setor Industrial
Setor das Chácaras
União
Zona Rural
Colina Park
Cohab


Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 dez. 2010.
Censo Populacional 2010 Censo Populacional 2010 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Visitado em 11 de dezembro de 2010.
Ranking IDHM Municípios 2010 Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2013). Visitado em 14 de junho de 2015.

Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 11 dez. 2010.

Fonte: Wikipédia.
Click Aqui Para voltar em "Cidade" e ver as opções,